Volta do DojoRN – Sessão de CoffeeScript

Olá, pessoal.

Depois de tanto tempo parados, estamos voltando com uma sessão de
coding dojo nesse sábado (01/10/2011) às 9h da manhã na nova sede da
Sync, em Capim Macio.

Endereço: Rua Coronel Luciano Saldanha, 1732 (é a rua por trás da rua
da Emvipol / Academia Hi-Fit)

Mapa:

É uma pequena casa azul e branca, com um gramado na frente e grades e portões
brancos.

A linguagem abordada no dojo será CoffeeScript. Para quem não conhece,
recomendo que dê uma olhada nesses links:
http://jashkenas.github.com/coffee-script/
http://blog.zenorocha.com/post/8325407542/entendendo-coffeescript?5153e4b8

http://akitaonrails.com/2010/03/27/brincando-com-coffee-script
http://railscasts.com/episodes/267-coffeescript-basics (para quem sabe
Rails)

Até lá. :)

Publicado em coffeescript, dojo | Deixe um comentário

Dojo no C.E.S.A.R. em Recife

Segunda-feira dia 6/12/2010 foi realizado a primeira sessão de Coding Dojo no C.E.S.A.R. em Recife mediada por min(Isaac Franco) a convite do Jamerson Lima, que é funcionário da instituição e por muito tempo morou em Natal.

Para quem não conhece, o C.E.S.A.R. (http://www.cesar.org.br/) foi considerado pelo FINEP o melhor instituto de ciência e tecnologia do Brasil em 2010 (tá bom né).

Foi muito, muito, muito boa a sessão. Me surpreendeu mesmo como a galera participou.

Quando fui convidado, pediram pra eu fazer o Dojo utilizando Java ou C# pois era o que a galera usava mais lá. Porém eu joguei a idéia de divulgar uma linguagem nova como desafio e acabamos que fizemos o Dojo em Ruby. Muito bom ver que o meu teclado esquisito foi um problema maior que o aprendizado do Ruby em tempo real :)

Fizemos um problema simples inicialmente (o do Golfe) e outro mais interessante que eu estava querendo ver na prática a algum tempo (o da Pilha com Undo e Redo). Levamos umas 3 horas para resolver esse último, restando na sala umas 6 pessoas com o ar condicionado já desligado a mais de 1 hora pois tinha acabado o horário de funcionamento do prédio.

Ainda estou pra receber algumas fotos e vou postar aqui.

Ah… o pessoal de Recife mandou os parabéns para todos do DojoRN pela iniciativa. Vou perturbar a galera de lá para que eles continuem com as sessões por conta própria.

Publicado em dojo, ruby | 2 Comentários

Sessão 3 do DojoRN na Sync as 14h

Sessão do DojoRN na Sync Sistemas as 14h. Não deixem de ir!

A Sync fica na Av. Romualdo Galvão ao lado do MidwayMall na sede da Interjato.

Vai ser invocado!

Publicado em Uncategorized | Deixe um comentário

2ª sessão do DojoRN foi muito invocada!

A segunda sessão do DojoRN aconteceu na Tec-Soft dia 28/08.

Mais de 20 pessoas estavam lá e a sessão durou mais de 5 horas!!! A hora extra já estava inclusa :)

Infelizmente aparentemente ninguém tirou fotos, mas o ambiente estava muito bom para o dojo. Tinha um projetor, notebook com tudo configurado, cadeiras para todos e até um sistema de som que usamos para assistir um curta metragem besta enquanto a galera chegava.

Mais uma vez exercitamos o uso do TDD na solução dos problemas e o pessoal está cada vez mais colaborativo e disposto a aprender.

Resolvemos de início o problema do Golfe sugerido por @bekbetwel (Rebecca) que foi interessante para treinar a dinâmica. O problema era basicamente escrever um programa que dizia os nomes das jogadas do Golfe baseado no “Par” do buraco e no número de tacadas do jogador.

O segundo problema foi o “Conta do #horaextra” e também era relativamente simples, onde o objetivo era implementar um sistema que controlava o consumo de uma mesa no bar e depois dava a conta rateada entre as pessoas na mesa com o adicional da gorjeta.

O terceiro e último problema foi o “Jogo de Volei” que era bem mais complicado e @isaac_franco o fez dessa forma justamente para queimar um pouco o juízo da galera. Tratava-se de um sistema que recebia uma sequência de lances em uma partida de vôlei e tinha que dizer que time tinha feito o ponto na jogada.

O problema que parece simples na verdade é a base para a implementação da maioria dos jogos de tabuleiro e de quadra baseados em uma “máquina de estados”. Foi muito interessante ver que com alguma discussão inicial a galera solucionou o problema fuderosamente bem. Parabéns a todos!!!

Link com os problemas: http://github.com/dojorn/problemas

Publicado em dojo, ruby | 3 Comentários

Dan 2.0

A versão 2.0 do Dan está semi-pronta!

Dan
Dan

Bom Dojo o/

Publicado em Uncategorized | 1 comentário

2ª sessão do DojoRN – 28/08/2010

A próxima sessão será no dia 28/08 às 14h na Tec-Soft, localizada na Av. Amintas Barros:

Publicado em dojo, ruby | 2 Comentários

1ª sessão do DojoRN – 14/08/2010

A primeira sessão do DojoRN aconteceu no dia 14 de agosto às 14:00h na Sync (prédio da sede do provedor Interjato, por trás do Midway Mall, na avenida Romualdo Galvão).

Quem já participou de uma sessão de Coding Dojo sabe que se trata de uma dinâmica divertida e que gera um mega aprendizado. Quem não conhece ainda, é uma excelente oportunidade de conhecer e de contribuir com a comunidade Ruby no RN.

Se quer saber mais sobre Coding Dojo, veja o vídeo enviado pelo Vinícius Mendes: 

Atualizado em 15/08/2010:

O dojo foi massa!! Umas 25 pessoas compareceram, quase falta espaço na sede da Interjato!! :D

O encontro começou com uma palestra sobre o que é Coding Dojo, quais são os formatos e como são e outra palestra sobre TDD. Depois das palestras, começamos o coding dojo (no formato RandoriKata) com um problema bem simples: uma calculadora em Ruby. Utilizamos testes unitários do Ruby (TestCases) e o watchr, gem que foi utilizada também no coding dojo do #oxenterails para executar os testes assim que algum arquivo fosse alterado no diretório da aplicação. Utilizamos também o dojo timer criado pelo Gabriel F. Vilar (@cogumm) para cronometrar o tempo de cada participante.

Pair programming

Um participante (piloto) assumia o computador por 7 minutos e tinha outro participante (co-piloto) para ajudá-lo, dando sugestões. Quando o tempo acabava, o piloto voltava para a platéia, o co-piloto assumia o computador, outra pessoa da platéia assumia o lugar do co-piloto e a contagem reiniciava. Quase 1 hora e meia depois, começamos outro problema, o do jogo porrinha (ou purrinha). Devido à descrição do que deve ser feito não estar muito clara, os participantes perderam muito tempo discutindo como fazer e não completamos o segundo problema, então resolvemos parar para fazer o coffee-break (algumas pessoas já tinham ido embora, mas umas 15 ainda estavam presentes).

Coffee-break

Depois do coffee-break, tivemos a retrospectiva do 1º dojo. Deram sugestões para melhoria do dojo, vimos os pontos positivos e negativos e marcamos o próximo dojo. Tivemos uma conversa muito interessante sobre a comunidade, idéias sobre o que pode ser feito de novo para manter a comunidade ativa, sugestões de uso de outras linguagens em dojos futuros, etc. Marcamos #horaextra no Saideira Lounge, fomos e demos continuidade às conversas. :)

#horaextra no Saideira Lounge

Mais fotos no álbum do Paulo Fagiani (@fagiani)

Atualizado em 16/08/2010:

Retrospectiva:

- O que teve de bom:

  • A galera participou
  • Compartilhamento de idéias
  • Superou as expectativas
  • Bastante gente
  • Receptividade e colaboração dos organizadores
  • Ótimo primeiro passo para a comunidade
  • Comida!!!
  • Integração do DojoRN como atividade da comunidade ruby+web, que agora será GURURN (Grupo de usuários Ruby do RN).
  • Idéias de novas atividades para a comunidade, além do dojo
  • Teve #horaextra!!!

- O que teve de ruim:

  • Problemas não foram detalhados o suficiente, principalmente o primeiro
  • Programadores de costas para a platéia
  • Alguns tiveram pressa para finalizar o problema
  • Galera falando muito no vermelho
  • Pouco espaço para muita gente
  • O cronômetro não tinha um sinal sonoro
  • O tempo das palestras foi muito longo, elas não deveriam acontecer no mesmo momento do coding dojo

- Sugestões:

  • Iniciar com exemplos simples, para que pessoas de todos os níveis de conhecimento possam participar
  • Discutir melhor o desafio antes de implementar
  • Abordar outras tecnologias de forma variada
Publicado em dojo, ruby | 41 Comentários